Manter o sistema operacional atualizado garante segurança de dados aos usuários
Entre as atualizações lançadas recentemente para os sistemas operacionais da Microsoft, a que mais chamou a atenção foi a do Windows XP, já que, oficialmente, ele não recebe mais suporte desde 2014. O motivo é assustador: uma vulnerabilidade identificada na Área de Trabalho Remota – recurso do Windows que permite o total controle do sistema por outro computador – poderia permitir a instalação de vírus e comprometer a segurança das informações.
Diante da possibilidade que o vírus se espalhe de forma desenfreada, inclusive para prejudicar usuários de versões mais recentes, é que a Microsoft realizou a correção. O mais grave está no modo silencioso em que o vírus se dissemina pela rede: o processo é automatizado para que um computador ataque o outro, sem o download de arquivos ou cliques em links.
Em janeiro de 2020, a assistência técnica e as atualizações de software do Windows Update que ajudam a proteger o computador não estarão mais disponíveis para o Windows 7, por isso a Microsoft recomenda um upgrade para o sistema operacional Windows 10. Esta transição garante mais segurança e menos vulnerabilidade aos usuários.
Atualização:
Essa não é a primeira vez que o Windows XP precisa de uma atualização urgente. De acordo com o comunicado da Microsoft, as consequências são semelhantes às do vírus WannaCry que, em 2017, se espalhou e trouxe problemas de funcionamento para o sistema em escritórios e serviços públicos. Na ocasião, uma atualização para o Windows XP também foi lançada.
Sobre o recurso:
Como o recurso da Área de Trabalho Remota é mais utilizado em empresas, os usuários domésticos não devem estar tão vulneráveis ao ataque, mas mesmo assim é importante manter a atenção. A funcionalidade, também conhecida como RDP (sigla em inglês para “Remote Desktop Protocol”), é muito usada em empresas para que técnicos e analistas de suporte realizem diagnóstico e reparos remotos a qualquer sistema conectado à rede.
Recomendações para cada versão:
Para usuários do Windows 8 e 10, boa notícia: eles estão imunes e nenhuma ação é necessária.
Através do mecanismo de atualização automática, os sistemas Windows 7 (por enquanto, já que a partir de janeiro de 2020 não haverá mais suporte), Windows Server 2008 R2 e Server 2008 devem ser atualizados e, assim, estarão protegidos.
Para quem possui Windows XP ou Windows Server 2003 recomenda-se migrar para uma versão mais recente do sistema que contemple o suporte oficial.
Não deixe sua empresa vulnerável. Se você está em dúvida sobre a proteção efetiva à rede, consulte a equipe da BTO e fique tranquilo.