Mercado de TI: Descubra o que fez a TI crescer em 2020

O tema segurança nunca esteve tão em alta diante da adoção do trabalho remoto o que exigiu uma adequação urgente das empresas

De acordo com o estudo IDC Brazil Semiannual Services Tracker 2020H1, o mercado de TI nacional acumulou um crescimento de 4,2% primeiro semestre de 2020. E essa tendência deve ser mantida.

Em um ano que foi tão surpreendente (com um começo promissor e, logo após, uma pandemia), sugere uma pergunta intrigante: como foi possível o mercado de TI crescer?

A capacidade de adaptação de empresas e seus colaboradores através de estratégias na área de tecnologia da informação transformaram para sempre os processos.

A crise exigiu a agilidade (através da descentralização), flexibilidade e obrigou a revisão das prioridades dos negócios. Para desenvolver estes pontos, a TI entrou em ação, se mostrando mais uma vez essencial para quem busca potencializar seus resultados como um todo.

Aliás, falamos mais sobre como a transformação digital se propagou na pandemia em um post exclusivo, mas agora vamos abordar a importância dos conceitos sobre segurança que impulsionaram o crescimento do mercado de TI em 2020.  

O que é Segurança de TI?

Os processos de proteção da estrutura de tecnologia como bancos de dados, servidores, provedores,  computadores e notebooks, data center, entre outros, fazem parte da segurança de TI e são fundamentais para o funcionamento do seu negócio.

Com integridade, disponibilidade, autenticidade e confidencialidade, você armazena e gerencia dados seguros através de ferramentas como firewall, endpoint e outras aplicações.

O que é Segurança da Informação?

Formada por um conjunto de ferramentas que incluem estratégias e políticas de segurança, visa proteger, prevenir e detectar ataques e vulnerabilidades, seja de pessoas externas (hackers) ou mesmo de colaboradores que não tenham a autorização para acessar dados sigilosos da empresa.

Para proteger os dados, a implementação de política de segurança é o caminho. Sua função é blindar as informações, atribuindo a cada uma delas um nível de criticidade. A avaliação sobre o que pode interferir ou atrasar os processos também é necessária.

A equipe deve estar ciente das ações preventivas através de treinamentos que reforcem sua importância, afinal, são os colaboradores que podem facilitar o comprometimento dos dados. Estabeleça uma frequência para verificar quão eficientes são essas medidas.

Quais são os processos relacionados à segurança?

Para combater as vulnerabilidades é preciso atacar em diversas frentes, pois a segurança envolve todos os recursos de uma empresa, como softwares, hardwares e redes. E se sua empresa ainda não conta com uma política para assegurar os dados, já passou da hora.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que está em vigor, surge para prever a conformidade e estabelecer um formato para adotar práticas mais seguras de privacidade, governança e promover a rápida resolução dos problemas de segurança digital, tanto em relação aos dados internos quanto externos.

Para estabelecer uma política de segurança da informação, é necessário criar uma política de senhas e acesso aos dispositivos corporativos; normas sobre o uso da internet; regras a respeito da instalação de softwares; boas práticas de uso de e-mail corporativo (especialmente a conscientização para que colaboradores não caiam em ataques cibernéticos); rotinas de backup e frequência de realização de auditorias.

A BTO possui um treinamento de segurança que visa a conscientização dos colaboradores e torna a estratégia mais eficiente. Fale com nossa equipe para criar uma solução personalizada ao seu negócio.

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