Em média, uma empresa é atacada 1.510 vezes por semana em seu ambiente online.
A aceleração dos avanços tecnológicos faz com que a sofisticação das ameaças e ataques cibernéticos sejam cada vez mais perigosos, derrubando estruturas online e deixando empresas e até mesmo a infraestrutura de um país abalada.
O Brasil é um dos países mais afetados pelas ameaças cibernéticas trazendo novos e maiores desafios para as empresas.
Ataques como Ransomware têm aumentado 13% ano a ano, de acordo com o relatório DBIR 2022 da Verizon Business. Só no primeiro semestre de 2022 esse número pode representar mais do que a soma total registrada nos últimos 5 anos.
Segundo também o relatório de inteligência de ameaças da Check Point, no Brasil uma empresa foi atacada em média 1.510 vezes por semana nos últimos 6 meses.
“Os ataques cibernéticos prosseguem crescendo a um ritmo alarmante, em volume, em sofisticação e impacto. Nessa era de crimes cibernéticos excessivos, a necessidade de proteger as organizações contra os ataques avançados é mais importante do que nunca. As empresas devem usar tecnologias pioneiras para se manterem protegidas desse cenário, devendo priorizar a prevenção para combaterem as ações dos cibercriminosos.” – Eduardo Gonçalves, country manager da Check Point Software Brasil.
Os ataques de Ransomware têm sido um tormento para as organizações, afetando empresas de todos os setores e modalidades. Segundo a Check Point Research (CPR), os cibercriminosos têm se aproveitado dos conflitos atuais com notícias e e-mails relacionados para infectar a rede da empresa, uma “brecha” que se transforma em oportunidade.
Com acesso a rede da empresa, coletam dados e disseminam malwares, ameaçando publicar informações privadas levando a extorsão e solicitação de resgate, não apenas da própria empresa, mas também dos clientes, parceiros e fornecedores, chegando a tripla extorsão.
Como as empresas podem se proteger de ataques cibernéticos? Confira 5 dicas!
1. Não deixe de instalar o software de proteção
Antivírus, anti-malware e anti-ransomware são instaladores obrigatórios para qualquer empresa. A ideia é fornecer várias camadas de proteção para que um software compense as fraquezas de outro. É bom lembrar que as empresas precisam de soluções corporativas. Portanto, não economize no software livre. Invista em ferramentas poderosas que realmente dão aos seus negócios e clientes a segurança que eles merecem.
2. Mantenha sistemas, softwares e aplicativos atualizados
As atualizações são projetadas para corrigir bugs e falhas de segurança. Como resultado, os desenvolvedores entregam regularmente patches e atualizações para acompanhar os novos malwares. A não execução desta atualização deixa sua rede vulnerável a ameaças cibernéticas.
3. Proteja sua rede
Instale um firewall que proteja e monitore as conexões de rede. Ele atuará como uma barreira protetora, controlando todo o tráfego de dados entre seu dispositivo e a internet. Desta forma, apenas os dados autorizados são enviados e recebidos.
4. Eduque seus colaboradores
Muitos ataques cibernéticos exploram o erro humano para descobrir dados de acesso e roubá-los. Portanto, é importante treinar as equipes para evitar erros básicos, como abrir e-mails com links falsos ou baixar arquivos potencialmente perigosos. Além disso, é importante que os usuários aprendam a usar senhas fortes e percebam a necessidade de proteger seus dados.
5. Use um software de criptografia
A criptografia codifica os dados de modo que só podem ser traduzidos ou lidos por quem detém a chave, nesse caso, você. Caso ocorra um ataque bem-sucedido, os hackers terão posse dos registros, não poderão interpretá-los. Isso protege suas informações confidenciais.
Mas se os dados foram roubados, como você poderá ter acesso a eles? Por meio de um backup. Por isso, essas cópias de segurança devem ser feitas com frequência.
A cada dia que passa, os hackers aprimoram seus métodos. Da mesma forma, as empresas precisam se manter atualizadas com as novas soluções do mercado a fim de fortalecer a proteção contra ciberataques.
Faça uma Análise de Riscos
Conte com a BTO e solicite uma análise completa de vulnerabilidade do seu negócio, que tem como função realizar o mapeamento de toda sua empresa através de uma matriz de dados, gerando clareza sobre todos os pontos de melhoria e vulnerabilidade da sua rede.
Por meio dessa avaliação é possível identificar acessos vulneráveis a ameaças, evitando futuros danos e impactos negativos e ataques que podem causar ao seu negócio.
Estamos indo em direção aos avanços tecnológicos com soluções mais eficazes e estruturas eficientes que se adequam ao mercado.
1 comentário