A infraestrutura de TI fornece ferramentas que simplificam tarefas e conectam dois pontos remotos na mesma organização para que possam compartilhar informações e trabalhar no mesmo projeto.
A infraestrutura de TI se tornou a coluna principal de muitas empresas, afinal, nenhum negócio sobrevive sem tecnologia nos dias de hoje.
Em determinados períodos, atualizações são necessárias nessa área e isso se aplica a todos os componentes, incluindo hardwares, softwares e redes para manter a plena operação e atender às necessidades dos clientes, garantindo a competitividade no mercado.
Mas como saber quando é o melhor momento para fazer essas mudanças? Continue lendo o artigo e descubra os 5 principais sinais de que é hora de atualizar a infraestrutura de TI da sua empresa.
5 sinais que a sua empresa precisa melhorar a Infraestrutura de TI
1. Softwares desatualizados
Assim como as empresas se atualizam, os softwares seguem esta tendência.
Manter softwares desatualizados em um negócio é estar exposto ao risco. Eles são portas de entrada para cibercriminosos, além de prejudicar a rotina com perda de dados, bugs, assim como queda de produtividade pela baixa performance.
Outro ponto a ser observado é que o software é lançado com as tecnologias em operação no momento, porém, isso pode mudar. Insistir em um software desatualizado é ficar no passado, já que ele não é compatível com tecnologias mais recentes.
O melhor caminho, nesse caso, é avaliar opções no mercado que se alinham à estratégia de negócio atual e que possuem potencial para acompanhar o crescimento.
2. Hardwares ultrapassados
Se o software desatualizado é realmente um problema, o hardware desatualizado é ainda pior.
A obsolescência de equipamentos e tecnologias é uma realidade. Um novo software começa a exigir mais hardware e, sem atualização, você não poderá usar suas melhores ferramentas.
Lembrando que, equipamentos desatualizados podem causar problemas como lentidão e travamentos que podem danificar toda a sua infraestrutura de TI.
3. Equipe de TI sobrecarregada
Uma equipe sobrecarregada é um alerta vermelho para a infraestrutura de TI, pois confirma a falta de atualização.
Sua empresa precisa de soluções inovadoras para atender às necessidades do negócio, independente do segmento. No entanto, sua equipe de TI também precisa de tempo e esforço para fazer tudo funcionar.
Migrar sistemas para a nuvem pode ajudar a facilitar algumas de suas tarefas de TI.
4. Constantes falhas de segurança e quedas do sistema
A infraestrutura de TI e a segurança da informação devem andar de mãos dadas.
Se o seu negócio sofre com ataques cibernéticos regularmente, é um sinal de alerta e um indicativo de que é preciso repensar a proteção de dados. Além disso, a empresa deve cumprir a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), garantir o sigilo das informações e a transparência dos procedimentos.
Falhas constantes do sistema geralmente são um sinal de vírus ou redução da vida útil tecnológica de hardwares, causando também erros críticos.
De qualquer forma, isso requer hardwares e sistemas de última geração que possam ser executados com rapidez e eficiência sem se limitar a operações simples ou causar paradas no ambiente.
5. Excesso de gastos com manutenções e reparos
Embora os reparos ajudem a manter o sistema em caso de falhas, eles podem prejudicar economicamente a empresa.
Remendar componentes que não funcionam mais com eficácia ou fazer gambiarras não é a maneira correta de abordar a tecnologia ultrapassada, isso só levará a reparos cada vez mais caros à medida que o sistema envelhece.
Saber quando os reparos não são mais viáveis, é fundamental para uma nova infraestrutura de TI duradoura.
Para isso, é necessário verificar seu orçamento para ver quanto você gasta em reparos de hardwares e sistemas.
Concluindo
Se a sua empresa está apresentando algum desses sinais, é hora de atualizar sua infraestrutura de TI. Afinal, atualizar a tecnologia da sua empresa não é apenas uma necessidade de sobrevivência, mas também um plano de negócios inteligente.
Faça da tecnologia de ponta parte de seu plano para se manter competitivo no mercado, oferecer o que os clientes precisam e criar a experiência que o usuário merece!
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