Pesquisa confirma que ransomware ainda é o maior medo das empresas

Pesquisa confirma que ransomware ainda é o maior medo das empresas

Empresas estão preocupadas por não conseguir acompanhar o rápido panorama de ameaças e ataques digitais, como ransomware

A enquete 2023 SonicWall Threat Mindset, que contou com a participação de quase 10.000 profissionais de tecnologia de todo o mundo, aponta que 55% estão mais preocupados com ataques cibernéticos em 2023. As principais ameaças são ataques digitais como ransomware e spear phishing. 83% do universo pesquisado afirma se angustiar com ataques com motivação financeira, enquanto 50% lutam para acompanhar a evolução do cenário de ameaças. 

“Compreender as maiores preocupações de nossos parceiros e clientes é o cerne da estratégia de fora para dentro da SonicWall”, disse Bob VanKirk, Presidente e CEO da SonicWall. “Os dados da enquete 2023 SonicWall Threat Mindset nos ajudam a detectar o que realmente importa para os nossos clientes. Organizações do mundo todo enfrentam declínios econômicos e conflitos políticos, e precisam digerir avanços tecnológicos como a IA e a nuvem. Tudo isso coloca a segurança cibernética no centro dos processos de negócios.” 

Ransomware ainda é o maior medo das empresas

Preocupações contínuas com ataques cibernéticos estão se intensificando: Há uma crescente preocupação referente a ataques cibernéticos entre 54% dos profissionais pesquisados. Ransomware é o mais angustiante, sendo citado por 83% de todos os clientes como sua maior preocupação. Phishing e spear phishing (76%), bem como malware criptografado (64%), são as três maiores preocupações. 

  • Demora das organizações para aplicação de patches: Apesar das crescentes preocupações com ataques cibernéticos, 78% das organizações não aplicam patches contra vulnerabilidades críticas dentro de 24 horas da disponibilidade dos patches; outros 13% só aplicam patches críticos quando têm tempo disponível. 
  • Maior medo de ameaças internas: Os incidentes internos continuaram a aumentar, e 49% dos profissionais de TI a citaram como uma crescente preocupação. Quanto maior é a organização, mais potenciais internos existem. Informações críticas para o negócio e dados confidenciais podem ser encontrados nos e-mails dos funcionários. 

Temos vagas para profissionais de segurança cibernética: 41% dos entrevistados descreveram seu pessoal de TI / segurança cibernética como inadequado. Com o panorama de ataque cibernético se tornando mais sofisticado, com maiores capacidades para a realização de ataques, as organizações devem priorizar a proteção e contratar indivíduos com as habilidades necessárias para posicionar melhor sua empresa de modo a não ser vítima desses contínuos ataques cibernéticos. 

As empresas não estão apenas perdendo milhões de dólares para infindáveis ataques de malware e ransomware.  Os ataques cibernéticos à infraestrutura essencial estão impactando os serviços ao mundo real. A despeito da crescente preocupação com os ataques cibernéticos, as organizações estão com dificuldade de acompanhar o rápido panorama das ameaças. É cada vez mais urgente orientar negócios, redes, dados e funcionários contra os incessantes ataques cibernéticos. 

“O panorama de ameaças cibernéticas em evolução é o novo normal”, diz Jeff Falk, CIO da EIS Management. “O esforço antes dedicado aos negócios tem sido focado nas preocupações com segurança cibernética. Essa realidade aumenta a cada ano, o que exige que se gaste mais tempo administrando as necessidades de segurança do negócio. Isso impacta as operações de negócios.” 

Fonte: TI Inside

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Recentes