Certificado da Microsoft vai avaliar proficiência de usuários em diferentes cenários do mundo dos negócios e da tecnologia
Uma análise do relatório do World Economic Forum mostrou que, nos próximos 5 anos, as empresas esperam que 44% das habilidades atuais dos profissionais sejam afetadas por mudanças no ambiente de trabalho, avanços tecnológicos e outras transformações no mercado.
Neste cenário, as habilidades digitais se tornam cada vez mais necessárias e muitos profissionais terão que se atualizar. Para ajudar nessa demanda, a Microsoft apresentou uma avaliação voltada para competências específicas nas áreas de projetos, metas e objetivos de negócio.
Credencial da Microsoft
A avaliação, chamada “Habilidades Aplicadas da Microsoft“, habilita o usuário em competências específicas na condução de projetos alinhados com metas e objetivos de negócios das empresas.
São realizadas experiências interativas em laboratórios sob demanda, diferente de outras certificações tradicionais, que costumam utilizar exames interativos programados.
A formação está disponível na plataforma Microsoft Learn.
Inovações vs. IA
De acordo com Fabio Hara, arquiteto da Microsoft Brasil, o certificado é ainda mais importante em um contexto de avanço da IA e de outras tecnologias emergentes.
“Em um cenário onde a demanda por profissionais de tecnologia para áreas técnicas como em computação em nuvem e inteligência artificial (IA) supera o número de força de trabalho qualificada, as credenciais de Habilidades Aplicadas da Microsoft representam um novo recurso para a validação das competências dos profissionais do mundo do trabalho.”
Fabio Hara
Como funciona?
Inicialmente, as credenciais serão oferecidas em inglês. A Microsoft pretende expandir para outros idiomas em dezembro.
Os interessados podem atestar habilidades em cenários específicos que estão disponíveis gratuitamente até o início de 2024:
- Armazenamento seguro para Azure Files e Azure Blob Storage;
- Configuração de acesso seguro para cargas de trabalho usando a rede Microsoft Azure;
- Implantar e configurar o Azure Monitor;
- Implantar contêineres usando o Azure Kubernetes Service;
- Implementar segurança por meio de um pipeline usando o Azure DevOps;
- Desenvolver um aplicativo web ASP.NET Core que consome uma API;
- Proteger serviços e cargas de trabalho Azure com controles de conformidade regulatória do Microsoft Defender for Cloud;
- Configurar operações de segurança SIEM usando o Microsoft Sentinel;
- Criar e gerenciar processos automatizados usando o Power Automate.
Até o início de 2024, os interessados também poderão realizar a avaliação prática interativa de forma gratuita, além de participar voluntariamente de treinamentos da plataforma Microsoft Learn, sejam eles autodidatas ou conduzidos por instrutores, para se prepararem para o teste.
A avaliação conduzirá o profissional por uma série de tarefas baseadas em cenários, utilizando produtos como o Microsoft Azure e o Microsoft Power Platform, na mesma plataforma.
Após a conclusão da avaliação, o profissional receberá um certificado verificado pela Microsoft.
Fonte: Olhar Digital