Empresas estão intensificando barreiras de proteção contra ataques cibernéticos para evitar a violação de dados confidenciais, saiba como.
A importância do debate sobre segurança de dados nunca esteve tão em alta e o motivo é a preocupação das empresas em protegerem seu patrimônio mais valioso: as informações. O risco de sofrer um ataque cibernético tem intensificado a busca por estratégias de defesa. Você sabe como tornar sua infraestrutura mais segura?
O risco em definir uma senha fraca
Vamos começar pelo básico. Uma senha considerada fraca é a porta de entrada para os ciberataques. Segundo pesquisa da F-Secure, usuários apostam em senhas comuns como “admin”, “12345” e “password”. Roteadores que vêm de fábrica com as senhas “taZz@2349585” e “1001chin” também são alvo fácil, então, é essencial alterá-las.
Aliás, a simples combinação de números letras e caracteres especiais já não basta. O FBI incentiva a troca de senhas tradicionais por frases-chave com 15 caracteres, o que dificulta o acesso de hackers, pois leva mais tempo para ser quebrada e exige mais recursos computacionais. Não vamos facilitar em nenhuma etapa!
Quais são as técnicas de ataques cibernéticos mais comuns sofridas por empresas?
Para se proteger dos ataques, é necessário conhecer algumas técnicas de atuação utilizadas pelos invasores.
O envio de e-mails com anexos maliciosos ou links suspeitos (phishing) é uma prática amplamente comum, mas se engana quem pensa que os hackers se infiltram em redes apenas com o uso de softwares mal intencionados. Neste momento, você pode ter um spyware acessando toda sua máquina, esperando uma oportunidade para descobrir senhas e informações de cartão de crédito.
Explorando falhas para coletar informações (geralmente no Active Directory), eles roubam as credenciais da conta. Imagine a dor de cabeça gerada por esta ameaça cibernética.
Algumas credenciais comprometidas podem coletar dados que supostamente estariam criptografados através do ataque aos gerenciadores automáticos de senhas.
Por último, mas não menos ameaçador, está o risco embutido nas conexões que ocultam dados ou comandos, disfarçando dados de maneira mais sutil em conexões como as consultas do sistema de nomes de domínio (DNS).
Sabendo destas informações, chegou o momento de proteger sua empresa. Mas como?
Proteja sua empresa de ataques cibernéticos
Uma infraestrutura sem proteção pode ser facilmente invadida sem ser detectada e comprometer a integridade de dados internos, expondo organizações e causando prejuízos financeiros, como no sequestro de informações (ransomware). A BTO recomenda que você dificulte o acesso aos dados confidenciais da empresa, como informações sobre funcionários e clientes.
Verifique quem tem essas portas liberadas, tanto usuários administrativos quanto de serviços e analise as atividades. Caso queira checar quais softwares possuem essas permissões, acesse as configurações do sistema para revogar o acesso a esses dados.
A vulnerabilidade também pode se esconder no sistema de compartilhamento, armazenamento e impressão de documentos, sabia? Impressoras podem ser portas de entrada para invasões.
Configure atividades incomuns nos endpoints para receber sinais em caso de tentativas de invasão. Os treinamentos internos com colaboradores também são eficazes, assim como o uso de certificados de segurança. Sejam alocados ou em home office, o risco é o mesmo.
Não ignore esta simples ação que pode ser realizada através de uma palestra ou reunião com as equipes e reforçada através de envios frequentes de conteúdos por e-mail. Não deixe o estado de alerta sobre as ameaças cibernéticas cair no esquecimento.
Sabemos que os ambientes corporativos modernos estão cada vez mais digitalizados e a expansão desta tecnologia é inevitável, mas nem por isso você pode negligenciar a responsabilidade em manter a segurança de dados críticos em sua empresa.
A BTO possui 30 anos de experiência no mercado infraestrutura e segurança da informação, por isso domina o assunto e trabalha para que você possa dar continuidade aos seus negócios sem se preocupar com o departamento de TI. Aliás, temos satisfação em apresentar aos clientes as possibilidades estratégicas proporcionadas por uma TI eficiente. Veja o que alguns clientes dizem sobre nós clicando aqui.
3 Comentários