A Governança e a LGPD é a otimização e segurança para o seu negócio, mas ainda muitas empresas não sabem da real importância da conexão entre esses dois fatores. Por isso, acabam trabalhando de forma não otimizada, atrasando diversos índices de desenvolvimento e proteção de dados das suas unidades.
O termo GOVERNANÇA tem se tornado uma palavra chave no meio corporativo devido aos avanços tecnológicos e também a LGPD, que está diretamente ligada à importância da privacidade e proteção de dados, contribuindo não só para a organização interna dos processos, como para a segurança de informações.
Mas o que tem a ver a Governança com a LGPD? A resposta é: Tudo!
No artigo 50 da LGPD, §2º, inciso I, letra F, dispõe:
“I – Implementar programa de governança em privacidade que, no mínimo:
F) esteja integrado a sua estrutura geral de governança e estabeleça e aplique mecanismos de supervisão internos e externos;”
Com base no artigo, vemos que a LGPD determinou que todas as empresas devem ter um plano de Governança e reconhece a necessidade de um tratamento mais cuidadoso dos bancos de dados e informações. Deixando claro a obrigação para que as empresas façam a adequação.
Você já pensou na quantidade de dados que sua empresa manipula e armazena diariamente?
A LGPD traz os meios como regras para a proteção dos dados pessoais com o objetivo de proteger os direitos fundamentais à liberdade, à segurança e à privacidade.
Com isso, vem a Governança, que é um conjunto de melhores práticas e ações em processos e fluxos que envolvem o recolhimento, manipulação, organização, análise e distribuição ou compartilhamento de dados. Podendo ser resumida em 3 palavras: processamento, monitoramento e métricas.
A Governança vem para auxiliar na produtividade, no controle de estruturas auxiliando nas operações, processos e a sensibilidade na manipulação de dados reduzindo a exposição, e ainda atua com gerenciamento de risco em casos de vazamento, mostrando a probabilidade e gravidade dos danos que podem ser causados.
Quais são os objetivos da Governança?
Com as mudanças e avanços constantes da tecnologia, a adequação à LGPD com a Governança tem como objetivo garantir benefícios tanto para os processos internos quanto externos como:
- Aprimorar a gestão;
- Proteger efetivamente o banco de informações e dados;
- Agilizar os processos melhorando a produtividade com garantia da segurança;
- Potencializar o armazenamento e manuseio das informações;
- Auxiliar no planejamento estratégico;
- Agir na resolução de conflitos de acordo com a necessidade do negócio.
Se adeque à LGPD!
Se adequar à LGPD com a Governança é ganhar eficiência, confiança, valorização e levar segurança e transparência aos clientes.
Conte com as soluções da BTO para se adequar e estabelecer processos de segurança de acordo com a necessidade do seu negócio!
7 Comentários