Por que as empresas precisam de firewall?

A instalação de um firewall corporativo é um passo estratégico importante para subsidiar o crescimento de seu negócio. Descubra o motivo.

O dispositivo de segurança de rede conhecido como firewall é um mecanismo estratégico para sucesso de seu negócio. A responsabilidade dele é filtrar através do monitoramento o tráfego de entrada e saída, autorizando ou bloqueando acessos conforme políticas internas de segurança. Parece incrível, né? E é!

O firewall é umas das soluções de segurança corporativa mais recomendadas e, em conjunto com o antivírus, proporciona uma barreira que evita a invasão de softwares maliciosos. Acredite: a prevenção sempre sai bem mais barato do minimizar os danos.

Quanto custa um firewall?

Esta questão nos leva a um ponto crítico que é a vulnerabilidade em empresas de diversos portes e o impacto que elas sofrem. Para isso, propomos uma breve e importante reflexão.

Em seu ponto de vista, quem é mais vulnerável: uma pequena empresa ou uma grande corporação? Analisando estes dois modelos de negócio, precisamos entender a disponibilidade de recursos à disposição e o quanto um ataque afetaria a continuidade do negócio.

Por exemplo: a grande corporação tem muitos dados e, provavelmente, grandes contas de clientes em jogo, além da reputação que pode ser comprometida. Porém, ela conseguiria manter a saúde financeira e se reestabelecer mesmo após esse revés. Apesar de ter menos dados  e  uma visibilidade não tão reveladora em jogo, a pequena empresa pode perder todos os seus clientes e não sobreviver após uma crise.

Se você tem uma pequena ou grande empresa, investir em um firewall provoca um impacto positivo, por isso, ao calcular o custo do firewall, considere os riscos em não contar com a solução de segurança.

As opções no mercado são diversas, assim como os valores, por isso um orçamento personalizado é sempre a melhor opção.

Como configurar um firewall?

Mas só comprar o firewall não basta… Pois é, a etapa mais importante é a de configuração que deve ser realizada por especialistas no assunto, senão, a eficiência será prejudicada. Empresas necessitam de firewalls com configurações mais complexas para garantir 100% da segurança de dados.

Com ataques cibernéticos cada vez mais elaborados, as soluções para barrar as ameaças também devem evoluir, então constantes atualizações são recomendadas.  Não esqueça de manter as licenças em dia.

Quais as outras funções do firewall?

Segurança é a principal função de um firewall, mas imagine otimizar a produtividade dos colaboradores. Sim, o firewall também te ajuda nesta tarefa. Através da proteção dos interesses da empresa no controle de acesso dos usuários e bloqueio de determinados sites, os recursos de tempo dos funcionários são direcionados para mais produtividade. Assim a procrastinação passará distante do seu negócio.

E então, está pronto para dar o próximo passo e conversar com um especialista para te orientar na melhor opção em firewall, além de receber uma consultoria gratuita em segurança? Fale com a BTO.

4 Comentários

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Recentes