Segurança da Informação: 5 perguntas e respostas para melhores práticas! 

A segurança da informação é uma questão estratégica para os negócios e não pode ser ignorada. 

Um descuido pode prejudicar o bom funcionamento das atividades diárias, o alcance dos resultados, a reputação da empresa e até sua sobrevivência.

Apesar da importância, a maioria dos gestores que focam em outras divisões de negócios não estão familiarizados com todos os aspectos do assunto.  

Pensando nisso, separamos 5 perguntas e respostas sobre este tema. Vamos lá?

1. Quais são os pilares da segurança da informação?

As medidas adotadas para a segurança da informação devem visar a proteção nos seguintes pilares:  

  • Confidencialidade: Quando falamos em evitar os riscos de comprometer a segurança da rede, devemos pensar em confidencialidade como um pilar desenvolvedor, pois trata-se de garantir que usuários não autorizados não tenham acesso aos dados corporativos. 
  • Disponibilidade: Isso significa que os dados devem estar disponíveis e acessíveis quando necessário. 
  • Integridade: É uma forma de comprovação de que as informações, uma vez armazenadas, não podem ser modificadas de forma alguma. 
  • Autenticidade: O último pilar, mas não menos importante, está relacionado à cibersegurança, que é a capacidade de garantir que as informações informações não foram modificadas de forma inadequada.

2. Onde estão os riscos para a segurança da informação da sua empresa?

Embora a lista de problemas de segurança possa parecer infinita, existem cinco tipos principais de ameaças com as quais toda empresa deve se preocupar: 

  • Hackers e malwares: Malwares e ataques direcionados não são novos, mas seu desenvolvimento está aumentando a cada ano. Essas ameaças atraem os usuários a baixar ou abrir arquivos maliciosos, explorar processos de rede e vulnerabilidades de software para infectá-los e espalhá-los, utilizando técnicas sofisticadas para evitar a detecção. 
  • Cloud: A transformação digital passa pela migração para cloud, mas antes de tomar qualquer decisão, é necessário verificar a segurança que esta nuvem oferece e se ela atende todas as necessidades do negócio. 
  • Dispositivos móveis: Hoje em dia é cada vez mais comum o uso de dispositivos móveis, principalmente pelos novos regimes de trabalho, sendo assim, as equipes de segurança devem determinar como proteger todos os dispositivos móveis conectados à rede corporativa, detectando malwares e outros tipos de ataques. 

Também é preciso se preocupar com o que fazer se esses dispositivos forem perdidos ou roubados e contiverem dados confidenciais.  

  • Softwares vulneráveis: O uso de softwares desatualizados é uma das ameaças à segurança da informação mais importantes, pois coloca os usuários em risco com bugs de código não resolvidos e sistemas com vulnerabilidades de segurança.  

A longo prazo, manter uma infraestrutura composta por ferramentas que não foram atualizadas, pode prejudicar significativamente a produtividade do usuário e facilitar os ataques. 

  • Equipe não especializada: Este é um risco de segurança da informação que precisa ser observado de perto, pois pode causar danos quase irreparáveis ​​à empresa.  

É importante garantir que todos os funcionários estejam cientes dos riscos associados ao clicar em links, ler e-mails pessoais ou visitar sites não aprovados na rede da empresa. Além disso, é preciso explicar como coisas simples como a perda de laptops, smartphones ou tablets que têm acesso aos conteúdos da empresa, podem afetar o trabalho diário individual e coletivo da empresa. 

Vale lembrar que, os negócios que não ensinam os passos básicos de uma vida digital segura aos seus colaboradores permanecerão reféns de potenciais riscos de segurança da informação. 

Esses riscos podem ser mitigados por meio de um ciclo que se repete: Identificar os riscos, priorizar o gerenciamento das vulnerabilidades, preencher as lacunas, analisar a resposta e revisar frequentemente o processo. 

3. Como melhorar o trabalho interno da equipe de TI?

A conscientização e o treinamento das equipes internas é um dos principais fatores para garantir a privacidade e a proteção dos dados. O tema deve ser abordado constantemente  por meio de treinamentos que expõem os riscos e as ameaças, direitos e obrigações de cada colaborador, regulamentos aplicáveis ​​e melhores práticas. 

Para melhorar o trabalho da equipe em relação à segurança da informação, é preciso também manter posições estratégicas de cibersegurança dentro do time, como liderança e coordenação, ter profissionais com visão estratégica de negócios e funções essenciais de segurança da informação. 

4. Qual a importância para as empresas?

A segurança da informação não é apenas uma questão estratégica, mas também é responsável pela capacidade de administrar o negócio. 

É importante notar que os ataques cibernéticos estão crescendo, não sendo usado apenas para vazamento de informações, mas também para ataques de violação e sequestro de dados, como ransomwares e ataques DDoS, tornando as informações inacessíveis, dentre outros. 

Portanto, proteger as informações vai além de manter a confidencialidade de assuntos estratégicos e de negócios, principalmente com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) em vigor, que estabelece penalidades severas para violações de dados.

5. Quais são as melhores práticas de segurança da informação?

Não basta implementar práticas de segurança da informação, é preciso garantir que não haja falhas de segurança. Destacamos alguns pontos que merecem toda a atenção: 

  • Acompanhe o avanço tecnológico e as tendências: O campo da segurança da informação precisa de mais atenção nesse sentido, pois os cibercriminosos criam e investem em novos mecanismos todos os dias. Assim também deve ser o trabalho que mitiga os riscos para conter o roubo ou sequestro de dados. 
  • Controle o acesso dos colaboradores: Uma maneira comum de resolver problemas de segurança da informação é monitorar ações inadequadas do usuário. Quanto menos pessoas acessarem os dados, menor será o risco de erros desse tipo, além disso, o risco de vazamento de informações sigilosas é reduzido. 
  • Faça backups: É o principal mecanismo para garantir que as informações estejam disponíveis caso o banco de dados armazenado nele seja danificado ou roubado. 
  • Tenha softwares e drivers atualizados: Uma das principais maneiras pelas quais os hackers obtêm acesso às empresas é descobrindo bugs em programas e sistemas operacionais. É por isso que os fornecedores sempre lançam novas atualizações que corrigem erros que habilitam essas operações e tornam o sistema mais seguro. 

Não atualizar o sistema regularmente é abrir brechas onde os cibercriminosos continuam vendo seus mecanismos de ação facilitados. 

  • Tenha políticas de segurança: Todos os colaboradores fazem parte do processo de segurança da informação, afinal, eles interferem em alguma medida no acesso às informações, seja na criação de documentos, no acesso ou no uso indevido de dados para facilitar o acesso a malwares, dentre outros. 

Por isso, é importante ter um código de conduta e políticas de segurança que todos devem seguir. Essa forma de documentação ajuda a padronizar as regras utilizadas nos negócios, auxiliando a reduzir instalações defeituosas e brechas que permitem que criminosos atuem.  

  • Conte com a BTO: Contar com especialistas na área de segurança da informação é necessário para garantir a confiabilidade e integridade dos dados da empresa, buscando sempre novas soluções que ofereçam e auxiliem no desenvolvimento dos mecanismos de proteção. Dessa maneira, você pode focar em seu core business sem se preocupar com os problemas do mundo de TI.  

Independentemente do porte ou do segmento, a tecnologia precisa estar no centro de qualquer negócio que queira se manter competitivo no mercado, mas ela só será eficaz se a segurança da informação também for levada em consideração.  

Agora que você conheceu as melhores práticas para a segurança da informação, entende que nós sabemos como apoiar a sua empresa nessa transformação. 

Vamos nos conectar? Clique aqui e fale agora com um consultor! 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Recentes