soluções-ti-mercado-construção

Quais soluções de TI são indispensáveis para o setor de construção?

Setor de construção, considerado conservador, busca inovação de TI para se destacar no mercado

Antes tarde do que nunca… O setor de construção civil foi um dos últimos a investir na transformação digital para potencializar seus negócios. Mas quais são as tecnologias indispensáveis para o setor de construção? A BTO, em um levantamento feito através dos serviços prestados entre seus clientes do setor, elencou as soluções de TI que elevam a performance de incorporadoras e construtoras no mercado.

Acompanhe no post a seguir a influência que a TI exerce na construção civil.

Qual o papel da TI na construção civil?

O fato é que setor não arrisca mesmo: cada passo é bem planejado, da escolha do terreno ao projeto estrutural, por isso a TI precisa oferecer essa segurança para que o empresário se dedique ao seu core business.

A grande maioria das empresas do ramo de construção civil conta ainda somente com os serviços básicos em relação à infraestrutura, segurança da informação e governança. O próximo passo é avançar com uma TI eficiente para, por fim, alcançar a TI efetiva.

Através de metodologias, processos e uma TI efetiva, os projetos se tornam mais lucrativos. Acompanhando esse movimento natural do mercado, a corrida das construtoras atrás do tempo perdido é cada vez mais acelerada.

Imagine ter todas as informações de forma acessível para tomar rápidas decisões sobre o andamento da obra de sua construtora? Ou poder fechar negócios de ocasião através da análise de dados atualizados obtendo mais dividendos para sua incorporadora? Integrar matriz e filial ainda parece um sonho? Bom, se essa ainda é uma realidade distante para você, temos uma notícia atraente: uma TI consolidada faz isso e muito mais, tudo ao seu alcance.

Soluções de TI perfeitas para o setor de construção

  • Firewall:

Para manter a segurança e integrar matriz, filiais e obras, o firewall é indispensável. Quando configurado corretamente em uma rede, aplica uma camada adicional de proteção contra ataques externos, impedindo o tráfego indesejado e tentativas de invasão através do controle de acesso interno e externo.

  • Virtualização:

Por que investir em muitas máquinas que ficam ociosas se é possível apostar na virtualização e atender a demanda conforme a necessidade? A virtualização promove a otimização dos recursos através do uso de servidores virtuais. Isso reduz paradas não planejadas e garante a disponibilidade que o segmento de construção civil precisa.  

  • Controles (Governança/LGPD):

Os controles não são uma necessidade exclusiva do setor de construção civil. Com eles os problemas são identificados, adequados e corrigidos de forma imediata ou com planejamentos compatíveis, coibindo possíveis interrupções.

Com a implementação de controles, que podem ser através de alguns frameworks de mercado como, por exemplo, o COBIT, ou mesmo através de normas como a ISO 20000 (Qualidade de Serviços de TI),  ISO 27001 & ISO 27002 (que direcionam para uma Segurança de TI eficaz), as empresas diretamente estão aumentando o grau de maturidade em processos, identificando ferramentas que podem auxiliar em uma TI confiável e conscientizando e trabalhando pessoas para a melhoria contínua na qualidade dos serviços prestados e aumento da satisfação dos usuários.

  • Cloud:

Reduzir custos é uma constante em todas as áreas e no setor de construção civil não poderia ser diferente. Na gestão de obras, a computação em nuvem (cloud computing) permite que todos os departamentos se conectem através de dispositivos móveis sem a necessidade de se deslocar até o canteiro de obras ou transportar equipamentos. Ah, e o backup também é feito em tempo real, o que evita perda de dados.

Investimento x economia em um empreendimento

A TI tem a capacidade real de reduzir o custo total da obra através da diminuição de custos no fluxo de caixa, economia de recursos financeiros e humanos, integração entre os departamentos da empresa, mais controle nos processos operacionais, automatização de tarefas e outras vantagens. Dessa forma, o investimento feito apresenta uma atrativa relação de custo-benefício para o setor de construção.

Os benefícios de contar com uma TI efetiva seguem do planejamento ao alicerce até o acabamento, sem falar na otimização da gestão empresarial. O melhor de tudo é que a TI apresenta resultados significativos seja em pequenas e médias empresas que visam uma expansão até aquelas que já se consolidaram e são gigantes no mercado.

Com uma gestão completa de TI a gestão das obras também será completa. Fale com a BTO e descubra mais sobre nossas soluções / serviços para encontrarmos o cenário ideal para seu negócio.  

Saiba o que nossos clientes dizem sobre nós:

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Recentes