Trojan-PSW: Os Bloqueios aumentaram 143% nas empresas do Brasil!

Os bloqueios do Trojan-PSW (Password Stealing Ware) contaram com um aumento de 143% nas micro e pequenas empresas no Brasil, sendo o país que ficou em segundo lugar na América Latina no último ano.  

Segundo pesquisa da Kaspersky, no período de Janeiro a Abril de 2022, foi registrado um aumento de 41% em comparação ao ano anterior. Dentre os ataques, houve o crescimento do roubo de senhas corporativas, ataques via internet e invasão da rede, que se aproveita do trabalho remoto. 

Os pesquisadores coletaram as informações com base nos bloqueios do Trojan-PSW (Password Stealing Ware), que aumentaram em 143%, deixando o Brasil em segundo lugar na América Latina, ficando atrás apenas do México no último ano. 

O programa do Trojan-PSW (Password Stealing Ware) visa roubar as senhas e acessos dos colaboradores, a fim de garantir acesso a toda a rede interna ou ao Internet Banking da empresa. 

Mas não para por aí. Também ganharam relevância alguns dos ataques via internet através de sites como portais de notícias e lojas de redes, cujos acessos foram infectados para explorar a vulnerabilidade de programas como Windows, Office, Java, dentre outros, contaminando os dispositivos da empresa por quem o acessa.  

Com os acessos aos dispositivos, os criminosos podem obter informações relacionadas sobre a sua empresa e a rede de organização. Foram registrados mais de 2,6 milhões de bloqueios detectados só no Brasil para este golpe, chegando a ser um número 72% maior que do Peru, segundo país da região na pesquisa. 

Quando falamos em escala global, houve uma redução moderada do número dos bloqueios mencionados, porém, só no Brasil foi alcançada a marca de 20 milhões de tentativas de ataques, fazendo com que lideremos o ranking da América Latina com um número 4 vezes maior do que a Colômbia, que está na classificação em segundo lugar. 

A falta de cuidado e investimento para manter uma boa prática de segurança com uma equipe de TI capacitada, torna ainda mais difícil manter uma empresa no Brasil, além disso, essas brechas são muito exploradas para a realização dos golpes e ataques cibernéticos. 

Dicas para a segurança da sua empresa! 

  1. Mantenha os sistemas atualizados: Todos os programas como Office, Windows, Adobe e até os sistemas operacionais que são utilizados na sua empresa precisam estar atualizados, assim é possível ter um melhor controle dos acessos não autorizados que exploram as vulnerabilidades.  
  2. Faça backup: É uma prioridade e obrigatoriedade da empresa armazenar todos os dados adequadamente, pois uma violação ou vazamento desses dados podem paralisar a sua empresa, podendo causar danos a sua marca por falta de confiabilidade dos clientes, e ainda uma multa com base na LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
  1. Instrua os colaboradores: Quando pensamos em cibersegurança o colaborador é um elo entre a empresa e o criminoso, por isso é fundamental a instrução dos colaboradores quanto à abertura de sites, e-mails e até mesmo criação de senhas seguras. Para aumentar ainda mais a segurança, é ideal fornecer treinamentos e explicar os conceitos básicos para a cibersegurança da empresa. 

Segundo Roberto Rebouças, gerente-executivo da Kaspersky no Brasil: 

“Qualquer empresa — mesmo uma micro ou pequena — transfere mais dinheiro do que uma pessoa comum e isso faz delas alvos mais lucrativos. O crescimento dos ataques reforça a realidade que os criminosos estão se voltando a essas organizações que normalmente não contam com um time de segurança.”

As melhores práticas e soluções para a segurança do seu negócio, você encontra na BTO, clique aqui e conheça!  

1 comentário

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Recentes