Consultoria de TI: O que é e qual a importância para as empresas?

Com o tempo, surgem novas tecnologias que afetam a vida das pessoas, principalmente das empresas.

Com tantas inovações surgindo constantemente, é necessário estar atento para implementá-las em seu negócio o quanto antes. Também emergem neste momento os benefícios que a Consultoria de TI pode oferecer às organizações. 

Pensando nisso, continue lendo o artigo para conhecer mais sobre o que é a Consultoria de TI e suas principais funções que são importantes para a sua empresa.

O que é a Consultoria de TI?

Basicamente, a Consultoria de TI da BTO é um conjunto de serviços destinados ao trabalho em conjunto para manter uma boa infraestrutura técnica. Isso significa que os colaboradores especializados são destinados a prestar assistência em diversos assuntos relacionados à tecnologia à sua equipe. 

Por exemplo, ao contratar um software, seguir as orientações é fundamental para garantir o sucesso do projeto. Além disso, uma equipe de profissionais consultores de TI com experiência e know how em trabalhar com outras empresas, conhece as melhores práticas de gestão do mercado e está sempre pronta para oferecer opiniões e sugestões.

Consultoria de TI: Quais as principais funções?

A Consultoria de TI da BTO tem como característica agir de forma preventiva e estratégica, alinhando a nossa expertise de mais de 30 anos de experiência em apoio ao setor de TI da sua empresa. 

Essas são as nossas principais funções:

Segurança da Informação

A proteção dos dados mantidos pela organização contra várias ameaças, mantendo a confidencialidade dos dados e protegendo os dados não públicos da empresa contra acessos não autorizados, alterações indesejadas, vazamentos, invasões do sistema e perda de dados e informações sensíveis e valiosas.

Gestão Estratégica

Conjunto de práticas e ferramentas de gestão estratégica dos recursos tecnológicos da área, visando direcionar ações para maior economia de recursos e eficiência da equipe, resultando em aumento de vendas, melhoria de serviços, produtos e operações, além de levar maiores resultados para a empresa.

Monitoramento

O monitoramento permite que os usuários identifiquem instantaneamente os problemas do computador para tomar decisões mais rápidas sobre o uso de recursos do dispositivo, se o dispositivo está sobrecarregado, riscos de segurança de rede e muito mais.

Suporte Técnico

Atendimentos que visam oferecer suporte para a infraestrutura técnica, onde é responsável por garantir o bom funcionamento de todas as máquinas, ferramentas e equipamentos dos sistemas técnicos da empresa.

Gerenciamento de licenças

Envolve o processo de redução, documentação e controle dos custos totais de TI, auxiliando a sua equipe a organizar e monitorar todas as licenças em sua organização.

Manutenção de softwares e equipamentos

Uma estratégia preventiva que inclui monitoramento e controle do sistema para evitar falhas operacionais e planejamento antecipado para manter o bom desempenho dos servidores, afinal, a manutenção é o primeiro passo para prevenir danos a um departamento de TI.

Gestão de fornecedores

Um importante processo que visa garantir o controle e as condições ideais das fontes de abastecimento da empresa, garantindo fornecedores cooperativos, relacionamentos colaborativos e proativos.

Concluindo

Como você pode ver, contar com a proatividade de uma equipe parceira, possibilita identificar e sugerir soluções a problemas que você ainda não notou ou não estão em um ponto crítico na sua empresa.

A Consultoria de TI pode revolucionar a gestão de tecnologia da sua empresa, colocando o seu negócio num patamar diferenciado em termos de inovação e implementação de novas soluções.

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